Os créditos de energia solar são regulados pela ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica) e dizem a respeito da quantidade excedente de energia gerada em um painel fotovoltaico por meio de mini ou micro geração.
O sistema de Energia Solar on-grid está conectado à rede pública de energia e funciona em conjunto com o abastecimento geral. Quando o sistema não consegue gerar energia suficiente para alimentar o imóvel, ele automaticamente passa a consumir a eletricidade da rede pública.
Esse tipo de sistema é o mais utilizado e é responsável pela geração dos créditos de Energia Solar. Quando a produção de energia é maior do que o consumo, o excedente é injetado na rede pública e retorna para você quando for necessário.
Como é feita a compensação?
Como abordado anteriormente, os créditos de energia solar funcionam como uma compensação na fatura mensal de consumo de eletricidade pelo imóvel.
De maneira prática, o sistema está sempre ligado na rede pública, sendo que a energia excedente gerada é injetada diretamente nessa rede. Durante o dia, quando a demanda por eletricidade é menor por parte do imóvel , parte da energia gerada é repassada para a rede pública. Já a noite ou em dias nublados você utilizará esse excendete de produção de energia.